Porquê táxi?

Faixas BUS

O transporte em táxi pertence à categoria de transporte público, estando por isso sujeito a regras estritas que regulam a função de serviço público na mobilidade da população. Mas esse carácter de serviço público também acarreta vantagens importantes, como a circulação em faixas BUS, que tornam o táxi uma das formas mais eficientes de mobilidade em cidades onde o congestionamento de trânsito é cada vez mais uma realidade.

Motoristas experientes

Os acidentes rodoviários são a oitava causa de morte a nível mundial. A segurança na estrada depende muito da experiência dos condutores, que lhes permite o evitar de situações que possam resultar em acidentes, pondo em risco a segurança dos passageiros que transportam. Os motoristas de táxi são muitas vezes os proprietários dos táxis que conduzem, fazendo-o ao longo de toda uma carreira profissional que frequentemente dura vários anos. Na fotografia acima está um excelente exemplo: o Sr. Luís Silva, dos Táxis do Lumiar, nesta profissão desde 1992!

Tarifa fixa e regulada

O preço de uma viagem em táxi é regulado e definido por valores fixos aplicados sobre a distância e o tempo da viagem. Não há tarifas dinâmicas em dias de maior procura. O valor é exibido durante a viagem no taxímetro, sendo igualmente obrigatória a emissão de uma factura através de um programa de facturação electrónica certificado.

Veículos renovados

Os veículos para o transporte em táxi são adquiridos com condições fiscais vantajosas, que fazem com que o preço seja substancialmente reduzido. Num cenário de grande concorrência, a qualidade do veículo e o conforto que oferece para o passageiro é cada vez mais um factor importante. Igualmente importante é a eficiência energética dos novos modelos de veículos, com propulsão híbrida ou totalmente eléctrica. Todos estes factores têm levado a uma ampla renovação das frotas de táxi nos últimos anos.